quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

REFLEXÃO BÍBLICA: Gênesis 46-50

Gn 46 - Jacó e José se encontram no Egito (v.28-31 “28. E Jacó enviou Judá adiante de si a José, para o encaminhar a Gósen; e chegaram à terra de Gósen. 29. Então José aprontou o seu carro, e subiu ao encontro de Israel, seu pai, a Gósen. E, apresentando-se-lhe, lançou-se ao seu pescoço, e chorou sobre o seu pescoço longo tempo. 30. E Israel disse a José: Morra eu agora, pois já tenho visto o teu rosto, que ainda vives. 31. Depois disse José a seus irmãos, e à casa de seu pai: Eu subirei e anunciarei a Faraó, e lhe direi: Meus irmãos e a casa de meu pai, que estavam na terra de Canaã, vieram a mim!”)

Gn 47 - Jacó e sua família moram no Egito (v.11-12 “11. E José fez habitar a seu pai e seus irmãos e deu-lhes possessão na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramessés, como Faraó ordenara. 12. E José sustentou de pão a seu pai, seus irmãos e toda a casa de seu pai, segundo as suas famílias.”)

Gn 48 - Jacó abençoa José e seus filhos (Efraim e Manasses) (v.15-16 “15. E abençoou a José, e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia; 16. O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra.”)

Gn 49 - Jacó anuncia o que há de vir, e morre (v.1-2 “1. DEPOIS chamou Jacó a seus filhos, e disse: Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer nos dias vindouros; 2. Ajuntai-vos, e ouvi, filhos de Jacó; e ouvi a Israel vosso pai.” e 33 “33. Acabando, pois, Jacó de dar instruções a seus filhos, encolheu os pés na cama, e expirou, e foi congregado ao seu povo.”)

Gn 50 - A morte de Jacó e José (v.13-14 “13. Pois os seus filhos o levaram à terra de Canaã, e o sepultaram na cova do campo de Macpela, que Abraão tinha comprado com o campo, por herança de sepultura de Efrom, o heteu, em frente de Manre. 14. Depois de haver sepultado seu pai, voltou José para o Egito, ele e seus irmãos, e todos os que com ele subiram a sepultar seu pai.” e 26 “26. E morreu José da idade de cento e dez anos, e o embalsamaram e o puseram num caixão no Egito.”)

Glória a Deus por este estudo, concluímos o livro de Gênesis (o primeiro livro da Bíblia), e amanhã iniciaremos o estudo do segundo livro, chamado Êxodo, ao longo dos estudos iremos descobrir porque se chamou assim esse livro. Que o Senhor continue nos fortalecendo nesta caminhada, onde o ÚNICO alvo deve ser Cristo Jesus. Amém!

Ronaldo Augusto.

Vamos Orar: Domingo, 15 de janeiro, Sri Lanka (49º)

A falta de material cristão continua sendo um grave problema para os líderes e pastores do Sri Lanka. Uma das dificuldades é conseguir traduzir o material para a língua local. Ore para que Deus capacite mais pessoas para traduzir e fazer esses materiais para os cristãos do país.

Fonte: Missão Portas Abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário