quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

REFLEXÃO BÍBLICA: Gênesis 32-34

Gn 32 - Jacó luta com um anjo e é abençoado (v.24-29 “24. Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. 25. E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. 26. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. 27. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. 28. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. 29. E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.”)

Gn 33 - O encontro de Jacó com Esaú (v.1-7 “1. E LEVANTOU Jacó os seus olhos, e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então repartiu os filhos entre Lia, e Raquel, e as duas servas. 2. E pôs as servas e seus filhos na frente, e a Lia e seus filhos atrás; porém a Raquel e José os derradeiros. 3. E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão. 4. Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram. 5. Depois levantou os seus olhos, e viu as mulheres, e os meninos, e disse: Quem são estes contigo? E ele disse: Os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo. 6. Então chegaram as servas; elas e os seus filhos, e inclinaram-se. 7. E chegou também Lia com seus filhos, e inclinaram-se; e depois chegou José e Raquel e inclinaram-se.”)

Gn 34 - Simeão e Levi cometem uma loucura (v.25-29 “25. E aconteceu que, ao terceiro dia, quando estavam com a mais violenta dor, os dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua espada, e entraram afoitamente na cidade, e mataram todos os homens. 26. Mataram também ao fio da espada a Hamor, e a seu filho Siquém; e tomaram a Diná da casa de Siquém, e saíram. 27. Vieram os filhos de Jacó aos mortos e saquearam a cidade; porquanto violaram a sua irmã. 28. As suas ovelhas, e as suas vacas, e os seus jumentos, e o que havia na cidade e no campo, tomaram. 29. E todos os seus bens, e todos os seus meninos, e as suas mulheres, levaram presos, e saquearam tudo o que havia em casa.”)

Que o Senhor mova o nosso coração para nos apresentarmos como sacrifício vivo perante Deus, pois somente Ele pode nos usar e nos modelar segundo o Seu caráter, devemos dispor o nosso coração para àquele que iniciou também termine a Sua obra em nossas vidas – Jesus Cristo.

Ronaldo Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário