quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

REFLEXÃO BÍBLICA: Êxodo 33-36

Ex 33: Deus falava com Moisés face a face (v.11 “11. E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.”), Moisés pede para que Deus ande com ele e o povo (v.13-17 “13. Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo. 14. Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. 15. Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui. 16. Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra? 17. Então disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome.”), Moisés roga a Deus que lhe mostre a Sua glória (v.18-23 “18. Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. 19. Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer. 20. E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá. 21. Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha. 22. E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. 23. E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.”)

Ex 34: O rosto de Moisés resplandece (v.29-35 “29. E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele. 30. Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; por isso temeram chegar-se a ele. 31. Então Moisés os chamou, e Arão e todos os príncipes da congregação tornaram-se a ele; e Moisés lhes falou. 32. Depois chegaram também todos os filhos de Israel; e ele lhes ordenou tudo o que o SENHOR falara com ele no monte Sinai. 33. Assim que Moisés acabou de falar com eles, pôs um véu sobre o seu rosto. 34. Porém, entrando Moisés perante o SENHOR, para falar com ele, tirava o véu até sair; e, saindo, falava com os filhos de Israel o que lhe era ordenado. 35. Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, e que resplandecia a pele do seu rosto; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até entrar para falar com ele.”)

Ex 35: Oferta dos israelitas à Deus (v.21-24 “21. E veio todo o homem, a quem o seu coração moveu, e todo aquele cujo espírito voluntariamente o excitou, e trouxeram a oferta alçada ao SENHOR para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes santas. 22. Assim vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, e pendentes, e anéis, e braceletes, todos os objetos de ouro; e todo o homem fazia oferta de ouro ao SENHOR; 23. E todo o homem que se achou com azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras, e peles de carneiro tintas de vermelho, e peles de texugos, os trazia; 24. Todo aquele que fazia oferta alçada de prata ou de metal, a trazia por oferta alçada ao SENHOR; e todo aquele que possuía madeira de acácia, a trazia para toda a obra do serviço.”)

Ex 36: Os véus e as colunas (v.35-38 “35. Depois fez o véu de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido; de obra esmerada o fez com querubins. 36. E fez-lhe quatro colunas de madeira de acácia, e as cobriu de ouro; e seus colchetes fez de ouro, e fundiu-lhe quatro bases de prata. 37. Fez também para a porta da tenda o véu de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, da obra do bordador, 38. Com as suas cinco colunas e os seus colchetes; e as suas cabeças e as suas molduras cobriu de ouro; e as suas cinco bases eram de cobre.”)

Ronaldo Augusto.

Vamos Orar: Quinta-feira, 26 de janeiro, Israel (*)

Ore pela Faculdade Bíblica em Netanya. A organização tem enfrentado muita oposição, aparentemente por ser messiânica. Ore por proteção da vida do diretor, dos professores e dos alunos.

Fonte: Missão Portas Abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário