sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

REFLEXÃO BÍBLICA: Êxodo 37-40

Ex 37: A arca (v.1-5 “1. FEZ também Bezalel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e meio; e a sua largura de um côvado e meio; e a sua altura de um côvado e meio. 2. E cobriu-a de ouro puro por dentro e por fora; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor; 3. E fundiu-lhe quatro argolas de ouro nos seus quatro cantos; num lado duas, e no outro lado duas argolas; 4. E fez varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro; 5. E pôs os varais pelas argolas aos lados da arca, para se levar a arca.”)

Ex 38: Tudo o que foi gasto no tabernáculo (v.24-31 “24. Todo o ouro gasto na obra, em toda a obra do santuário, a saber o ouro da oferta, foi vinte e nove talentos e setecentos e trinta siclos, conforme ao siclo do santuário; 25. E a prata dos arrolados da congregação foi cem talentos e mil e setecentos e setenta e cinco siclos, conforme o siclo do santuário; 26. Um beca por cabeça, isto é, meio siclo, conforme o siclo do santuário; de todo aquele que passava aos arrolados, da idade de vinte anos para cima, que foram seiscentos e três mil e quinhentos e cinqüenta. 27. E houve cem talentos de prata para fundir as bases do santuário e as bases do véu; para as cem bases cem talentos; um talento para cada base. 28. E dos mil e setecentos e setenta e cinco siclos fez os colchetes das colunas, e cobriu os seus capitéis, e os cingiu de molduras. 29. E o cobre da oferta foi setenta talentos e dois mil e quatrocentos siclos. 30. E dele fez as bases da porta da tenda da congregação e o altar de cobre, e o crivo de cobre e todos os utensílios do altar. 31. E as bases do pátio ao redor, e as bases da porta do pátio, e todas as estacas do tabernáculo e todas as estacas do pátio ao redor.”)

Ex 39: As vestes do sacerdote (v.1-8 “1. FIZERAM também as vestes do ministério, para ministrar no santuário, de azul, e de púrpura e de carmesim; também fizeram as vestes santas, para Arão, como o SENHOR ordenara a Moisés. 2. Assim se fez o éfode de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim e de linho fino torcido. 3. E estenderam as lâminas de ouro, e as cortaram em fios, para tecê-los entre o azul, e entre a púrpura, e entre o carmesim, e entre o linho fino com trabalho esmerado. 4. Fizeram-lhe ombreiras que se ajuntavam; e uniam-se em suas duas pontas. 5. E o cinto de obra esmerada do éfode, que estava sobre ele, formava com ele uma só peça e era de obra semelhante, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, como o SENHOR ordenara a Moisés. 6. Também prepararam as pedras de ônix, engastadas em ouro, lavradas com gravuras de um selo, com os nomes dos filhos de Israel. 7. E as pôs sobre as ombreiras do éfode por pedras de memória para os filhos de Israel, como o SENHOR ordenara a Moisés. 8. Fez-se também o peitoral de obra de artífice, como a obra do éfode, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido.”), O tabernáculo é entregue a Moisés (v.33-43 “33. Depois trouxeram a Moisés o tabernáculo, a tenda e todos os seus pertences; os seus colchetes, as suas tábuas, os seus varais, e as suas colunas, e as suas bases; 34. E a cobertura de peles de carneiro tintas de vermelho, e a cobertura de peles de texugos, e o véu de cobertura; 35. A arca do testemunho, e os seus varais, e o propiciatório; 36. A mesa com todos os seus pertences, e os pães da proposição; 37. O candelabro puro com suas lâmpadas, as lâmpadas em ordem, e todos os seus pertences, e o azeite para a luminária; 38. Também o altar de ouro, e o azeite da unção, e o incenso aromático, e a cortina da porta da tenda; 39. O altar de cobre, e o seu crivo de cobre, os seus varais, e todos os seus pertences, a pia, e a sua base; 40. As cortinas do pátio, as suas colunas, e as suas bases, e a cortina da porta do pátio, as suas cordas, e os seus pregos, e todos os utensílios do serviço do tabernáculo, para a tenda da congregação; 41. As vestes do ministério para ministrar no santuário; as santas vestes de Arão o sacerdote, e as vestes dos seus filhos, para administrarem o sacerdócio. 42 Conforme a tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel toda a obra. 43. Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o SENHOR ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou.”)

Ex 40: A nuvem é o sinal de Deus (v.36-38 “36. Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas. 37. Se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantasse; 38. Porquanto a nuvem do SENHOR estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.”)

Ronaldo Augusto.

Vamos Orar: Sexta-feira, 27 de janeiro, Irã (2º)

Como resultado de muitas prisões em 2011, a situação dos cristãos se deteriorou grandemente. Os cristãos agora vivem em uma atmosfera de crescente instabilidade. Ore por proteção para os membros das igrejas domésticas e seus líderes.

Fonte: Missão Portas Abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário